domingo, 20 de dezembro de 2009

Os 10 Maiores Mal Entendidos Sobre os Vikings

Os vikings, apesar de terem apenas uma passagem relativamente breve pelo mundo, que começou no século VIII, tem suas histórias de horror e destruição botando medo em criancinhas até hoje.




Veja agora 10 fatos errados sobre os vikings, nos quais
muita gente acredita até hoje, sendo esclarecidos.

1º: Estilo dos Elmos

Mal Entendido: Os Vikings usavam elmos com chifres.

Esse é maior erro quando se trata de Vikings, pois não existem registros de que esses elmos realmente existiram. Todas as representações de elmos Vikings datando da época dos Vikings, mostra elmos sem chifres, e o único elmo Viking autêntico já achado também não têm chifres. Uma explicação para o mito dos chifres é que os Cristãos da época adicionaram o detalhe para fazer com que os Vikings parecessem mais bárbaros e pagãos do que já eram, com chifres exatamente iguais ao de Satã em suas cabeças. É digno de nota que o deus nórdico Thor usava um elmo com asas nele, que de certa forma é similar a chifres.

2º: Estupro e Pilhagem

Mal Entendido: Os Vikings pilhavam como sua única maneira de viver.

Na verdade apenas uma pequena porcentagem de Vikings eram guerreiros, sua maioria era formada de fazendeiros, artesãos e comerciantes. Para os Vikings que iam para alto mar, a pilhagem era uma entre outros objetivos de suas expedições. Os Vikings se assentaram pacíficamente em vários lugares como na Islândia e Groenlândia, e eram mercantes internacionais em seu tempo; eles comerciavam pacíficamente com quase todos os países existentes na época.

3º: Sedentos de Sangue

Mal Entendido: Os Vikings eram bárbaros sedentos de sangue.

Os ataques Vikings eram, sem dúvida, violentos, mas a era medieval era violenta, e a pergunta era se outros exércitos não-Vikings eram menos violentos e bárbaros que eles; por exemplo, Carlos Magno, que foi contemporâneo dos Vikings, praticamente exterminou todo o povo de Avars. Em Verden, ele ordenou a decapitação de 4.500 saxões. O que realmente fazia os Vikings diferentes era que eles destruiam especialmente itens de valor religioso (Monastérios Cristãos e Lugares Santos) e matavam homens da igreja, o que os fez muito odiados em um tempo altamente religioso. Os Vikings provavelmente gostavam da reputação que tinham; na maioria das vezes em que viam um navio Viking nas redondezas, fugiam das cidades ao invés de defendê-las.

4º: Eles eram odiados por todos

Mal Entendido: Os Vikings eram odiados por todos os lugares.

Nós podemos pensar que os Vikings eram odiados por todos por causa de seus ataques, mas parece que eles também eram respeitados por alguns. O Rei francês Carlos III, também conhecido como Carlos o Simples, deu aos Vikings as terras que eles já ocupavam na Franças (Normandia), e ele até deu sua filha ao chefe Viking Rollo. Em troca, os Vikings protegiam a França de alguns Vikings ainda piores.

Também em Constantinopla os vikings eram conhecidos por sua força, tanto que a guarda real dos Reis Bizantinos (Guarda Varangiana), era feita exclusivamente de Vikings Suecos.

5º: Cidade Natal

Mal Entendido: Os Vikings viviam somente na escandinávia.

Os Vikings eram originados de países escandinavos, mas com o passar do tempo eles começaram a se fixar em vários lugares, desde o Norte da África, Rússia, Constantinopla e até na América do Norte. Existem diferentes teorias sobre os motivos da Expansão dos Vikings, e a mais comum é que a população escandinava tinha exaurido o limite do potencial agrícola da região.

Outra teoria é de que as velhas rotas de comércio da Europa ocidental e Eurásia caíram de rendimento quando o Império Romano caiu no século V, forçando os Vikings a abrirem novas rotas de comércio para lucrar do comércio internacional.

6º: Armas brutas

Mal Entendido: Os Vikings usavam armas brutas e não sofisticadas.

Vikings são mostrados várias vezes com armas rudes, como porretes ou machados simples, mas eles eram na verdade habilidosos ferreiros. Usando um método chamado de padrão de soldagem, os Vikings podiam fazer espadas extremamente afiadas e flexíveis ao mesmo tempo. De acordo com as narrativas épicas dos Vikings, o método de teste dessas armas era colocar o fio da espada em um córrego e deixar um fio de cabelo flutuar em direção a ele, se a espada cortasse o fio de cabelo, ela era considerada uma boa espada.

7º: Copos de Crânios

Mal Entendido: Os Vikings bebiam de copos feitos a partir de crânios.

A origem da lenda reside no livro de Ole Worm “Reuner seu Danica literatura antiquissima” de 1636, em que ele escreve que os guerreiros dinamarqueses bebiam de “galhos de crânios curvados”, ou seja , chifres , que foi erradamente traduzido em Latim para significar crânios humanos. A verdade é que, nenhum copo de crânio foi achado em escavações na época dos vikings.

8º: Grandes e Loiros

Mal Entendido: Os Vikings eram todos grandes e loiros.

os Vikings são mostrados na maioria das vezes como caras grandes, encrenqueiros e loiros, mas registros históricos mostram que a média de altura entre os homens Vikings era de 170 centímetros, altura que não era específicamente grande na época. O cabelo loiro era visto como o ideal na cultura Viking, e muitos homens nórdicos tingiam o cabelo de loiro com um sabão especial.

Mas os Vikings eram especialistas em abduzir pessoas, e muitas pessoas que eram sequestradas como escravos, se tornaram parte da população viking da época. Logo, nos grupos Vikings, você provavelmente acharia Italianos, Espanhóis, Portugueses, Franceses e Russos, um grupo variados de pessoas reunidos ao redor de um núcleo de Vikings de uma determinada região, como por exemplo, a Dinamarca ou no fiorde de Oslo.

9º: Pessoas sujas e selvagens

Mal Entendido: Os Vikings eram um povo maltrapilho e de aparência selvagem.

Em muitos filmes e desenhos animados, os Vikings são mostrados como pessoas imundas, selvagens, homens e mulheres, mas na realidade, os Vikings eram vaidosos quanto a sua aparerência. Na verdade, pentes, pinças, navalhas e uma espécie de cotonetes estão entre os itens mais encontrados em escavações da época dos Vikings. As mesmas escavações também mostraram que os Vikings faziam sabão.

Na Inglaterra, os Vikings vivendo lá tinham a reputação de limpeza excessiva, pois tomavam banho uma vez na semana (todo sábado). Por isso, o Sábado é dito como laugardagur/laurdag/lørdag/lördag, que significa ‘dia do banho’ nas línguas escandinavas, ainda que, hoje em dia, o significado original está perdido na língua moderna na maioria das vezes. De qualquer maneira ”laug” realmente significa banho ou piscina em Islandês.

10º: Uma Nação

Mal Entendido: Os Vikings eram uma nação.

Os Vikings não eram uma nação, mas vários grupos de guerreiros, exploradores e comerciantes liderados por um chefe tribal. Durante a época dos Vikings, a Escandinávia não era separada, como hoje em dia, entre Dinamarca, Noruega e Suécia, ao invés disso, cada chefe tribal governava uma pequena quantidade de terras. A palavra Viking não se refere a nenhum local, ela era a palavra, em norueguês arcaico, que se referia a uma pessoa que participava em uma expedição ao mar.

.:: Combustao.org


Leia também!

► Tradições poderosas de povos guerreiros

► Revelando a Religiosidade Viking

► A Expansão Viking

34 comentários:

Nati Tiso disse...

Olá Valter,
parabéns pelo blog, interessante a sua abordagem mais centrada na antiguidade e medieval.
Com certeza revisitarei o blog para seguir sugestões bibliográficas.

visite meu blog!
abraço,
Natália

Nicholas e Lucas disse...

Algumas coisas eu descordo como:
o elmo viking, em uma revista minha sobre os guerreiros medievais diz que dependendo da classe social (karl ou Jarl) ele podia ter "asas" ou "chifres", e também de não serem uma nação, já que existiram reis Vikings.

Bjorn disse...

Entao seu livro é um lixo

Tota disse...

Nicholas, não acho que uma discussão sobre fatos históricos permite "discordar" de alguém, afinal de contas, não são opiniões que estamos discutindo. Ainda assim, tu faz uma observação válida.

E apesar de terem existido alguns reis Vikings, estes não eram reis de todos os que eram considerados Vikings, e sim de um grupo. Porém, não existia uma única nação Viking. É como dizer que nem todo Europeu é da mesma nação. Existiam Vikings por todo lugar, até na Irlanda. Nem todos pertenciam ao mesmo reino, ou nação.

Já o lance dos elmos, existem mesmo indícios de elmos decorados, mas estes não eram usados em batalha.

Unknown disse...

Olá, muito bom a postagem.
Eu gostaria muito de saber a fonte usada com relação a altura e a cor de cabelo dos viking's. Seria de grande valia para um trabalho acadêmico o qual estou fazendo. Obrigado.

Obs:
Não foi encontrado apenas um elmo viking, somente em uma escavação realizada nas ilha Faroe Adan Willians (Arqueologo especialista em metais) Estudou cerca de 3 elmos advindas desse sitio.

Mas informações sobre os elmos aqui:
WAWN, Andrew. The Vikings and the Victorians: inventing the old norse 19
th
-century Britain.
London: D. S. Brewer, 2002.

Monique disse...

Adorei!

Monique disse...

Adorei!

Unknown disse...

Texto e Comentários super pertinentes, parabéns!

Unknown disse...

Texto e Comentários super pertinentes, parabéns!

Unknown disse...

Parabéns.

Unknown disse...

Parabéns.

Unknown disse...

Muito bon,gostei!

Fernanda Rebelo disse...

Nossa adorei isso! De grande valia!! Parabéns ao realizador do blog!

Unknown disse...

Tirei algumas dúvidas. Foi muito esclarecedor sei texto. Obrigada. Você poderia escrever sobre outro tema também? Obg!!!

Unknown disse...

Opa... seu texto.

RASEK disse...

Muito bom o texto.
Porém, apenas uma observação a ser feita: a altura dos vikings era em média 1,70m. Ou seja havia maiores e menores que isso, MAS NAQUELA ÉPOCA ERA CONSIDERADA ALTA!!
O europeu em geral, media bem menos que 1,70m, e os povos germânicos possuíam alturas maiores que os eslavos e latinos.

Unknown disse...

Muitas coisas estão erradas, sem falar que nem a fonte das notícias o autor tem, isso tá mais pra opiniões e não informações.

Unknown disse...

Legal deu para ter uma idéia a respeito desses povo! Bem esclarecedor!

Unknown disse...

Não concordo quando você disse a respeito da altura 1,70 era considerada alta no mundo medieval eles passavam dessa altura , outra que eles não eram loiro, eu nunca vi um sueco,dinamarquês ou islandês ,norueguês que não sejam loiro.

Unknown disse...

Muito bom !

Unknown disse...

Alicia Vikander, pesquise essa atriz.

Unknown disse...

Perfeito

Unknown disse...

Pois é né kr, vai ver é pq tinham muitos anões ou algo do tipo talvez, o q ajudaria a diminuir os números do "tamanho médio da população", e ainda assim existiriam muitas pessoas altas, quem sabe n é isso

Unknown disse...

Tem a razão, a grande maioria deles são loiros, e são pessoas altas até hoje, consideravelmente né

Black disse...

Não, naquela época a altura média mundial era de cerca de 1,60m, 11 cm menos do que hoje (1,71cm) então eles eram cerca de 10 cm maior que a média, que atualizando para os valores de hoje seria como fosse 1,81m.

Sotz Lucifugio disse...

Esse texto peca em muitas questões:

1 - O mito dos elmos era baseado em elmos que tribos germânicas pré - vikings usavam ritualisticamente e em batalha (existem gravuras anglo-saxãs e suecas que comprovam o uso em batalha), e não por conta dos cristãos.
2 - não é um grande erro, mas é bom lembrar que o domínio da Islândia pelos vikings foi pacífico porquê não havia povos nativos,(supostamente) apenas alguns monges escoceses, que se retiraram com a chegada dos escandinavos.
8 - A altura deles era maior que a da maioria dos outros povos da época, inclusive de alguns povos germânicos,
Eles eram em maioria esmagadora loiros sim, e até hoje é assim por lá, se você pesquisar o poema eddico Rigsþula, verá que os morenos são reduzidos a escravos(afinal era provenientes de outros povos), e eles não tingiam o cabelo de loiro com um sabão especial, esse engano veio de um artigo que usou anais romanos sobre CELTAS como referência, nos quais algumas tribos usavam um sabão especial com alta concentração de soda cáustica pra dar um brilho VERMELHO ao cabelo, nada a ver com nórdicos querendo ficar loiros, pesquise bem suas fontes e estude antes de postar.

Unknown disse...

Muito legal que muita gente aqui pesquisa e estuda bem sobre os vikings.
Comecei a me interessar por esses povos a algum tempo. Vocês teriam boas e verídicas fontes para me indicar?

Agradeço ☺️
Abraços

Unknown disse...

amei as informações. muito obrigada.
estava pesquisando sobre local onde viveram os vikings, por cauda do seriado.
gosto muito da série e à medida que ia se desenrolando, ia pesquisando as curiosidades.
é muito legal.
abraços.

Sosígenes disse...

Nos anos 1000, 1,70m era considerado alto. As camas inglesas daquela época tinham 1,6 - 1,65 m. As portas das casas do povo também eram baixas.

Sosígenes disse...

Jamais foi encontrado elmo viking com local para incrustação de chifres. Foi criação cristã para demonizar os vikings. No museu Jorvik, em York há pelo menos um elmo viking.

Sosígenes disse...

https://cjadrien.com/2020/04/07/viking-helmets/

Sosígenes disse...

https://www1-folha-uol-com-br.cdn.ampproject.org/v/s/www1.folha.uol.com.br/amp/ciencia/2020/09/pesquisa-com-dna-de-mais-de-400-vikings-revela-eles-nao-eram-tao-louros.shtml?amp_js_v=a6&amp_gsa=1&usqp=mq331AQHKAFQArABIA%3D%3D#aoh=16127388524582&referrer=https%3A%2F%2Fwww.google.com&amp_tf=Fonte%3A%20%251%24s&ampshare=https%3A%2F%2Fwww1.folha.uol.com.br%2Fciencia%2F2020%2F09%2Fpesquisa-com-dna-de-mais-de-400-vikings-revela-eles-nao-eram-tao-louros.shtml

RASEK disse...

Creio q o inglês da época, leia-se saxão, era menor q o escandinavo de uma forma geral!

RASEK disse...

Então essa confusão foi uma tremenda ESTUPIDEZ, uma vez q ainda q parecidos, os celtas não eram germânicos e muito menos vikings!