quarta-feira, 27 de fevereiro de 2008

Harald l

Harald cabelo belo ou Haroldo cabelo belo (Nórdico antigo: Haraldr Hárfagri, Noruguês: Harald Hårfagre), (c. 850 – c. 933) foi o fundador e o primeiro rei da Noruega. Reinou entre 872 e 930.




Sucedeu seu pai, Halfdan o negro Gudrødsson, em 860, como soberano de diversos pequenos reinos esparsos, na região de Vestfold, que haviam caído nas mãos de seu pai através da conquista e da herança, situando-se sobretudo no sudoeste da Noruega.

Foi o fundador da dinastia Yngling e o Viking que uniu a Noruega. A batalha decisiva travada no fjord de Hafrs ocorreu entre 885 e 900. Foi uma batalha naval, e a autoridade de Haraldo em sua plenitude era essencialmente a de um rei do mar. Também esteve ativo nas Órcades e Shetland, e mais tarde a opinião escandinava atribuiu boa parte da turbulência viking do final do sec. IX à insatisfação de uma jovem aristocracia de capitães do mar, contra o poder centralizador e autoritário do rei Haraldo.

Em 866, Haroldo fez uma série de conquistas sobre os pequenos reinos que iriam formar a Noruega, incluindo Värmland, na Suécia, e a sudoeste da Noruega moderna, que estabelecera uma aliança com o rei sueco Erik Eymundsson. Em 872, após uma grande vitória na batalha do fiorde de Hafrs, perto de Stavanger, Haroldo tornou-se o rei de todo o país. O seu reino estava, contudo, ameaçado por perigos exteriores, uma vez que muitos dos seus adversários se haviam refugiado não só na Islândia, mas também nas ilhas Órcades, Shetland e Hébridas, para além de outros locais no norte da Europa.

Porém, os seus adversários não tinham partido apenas por vontade própria. Muitos chefes tribais era ricos e respeitados, contituindo também uma ameaça para Haroldo. Assim, eram muito pressionados por Haroldo, que os convidava a abandonarem as suas terras. Este desenrolar da história levou ao povoamento da Islândia e das terras ainda mais longínquas. De certa forma, o rei Haroldo contribuiu para a sociedade islandesa moderna e para que as sagas islandesas fossem escritas. Outras pessoas que contestavam os impostos pesados que Haroldo exigia, sobre terras outrora por elas dominadas, também partiram para a Islândia.

A fase mais adiantada do reino de Haroldo foi perturbada por conflitos com os seus muitos filhos. Deu-lhes a todos títulos de realeza e atribuiu-lhes terras, que deveriam governar como seus representantes. Contudo, este acordo não colocou um ponto final sobre a discórdia, que continuou no reinado seguinte. Quando envelheceu, Haroldo passou o poder supremo para as mãos do seu filho preferido, Érico machado sangrento, o qual gostaria que fosse o seu sucessor. Passaram a reinar juntos quando Haroldo tinha 80 anos. Este viria a morrer 3 anos mais tarde, em 933, tendo tido oito mulheres e 24 filhos. Doze de seus filhos tornaram-se reis, dois dos quais sobre o país inteiro.

Lenda

O nascimento da Noruega é, de acordo com uma lenda, uma espécie de história de amor. A lenda começa com uma proposta de casamento que acaba na rejeição e no escárnio de Gyda, a filha de um rei vizinho. Ela diz que se recusa a casar com Haroldo, enquanto ele não for rei de toda a Noruega. Harolodo foi, então, induzido a fazer um voto de não cortar, nem pentear o seu cabelo enquanto não fosse o único rei da Noruega. Dez anos mais tarde, cortou-o, já rei da Noruega, e casou-se com Gyda, que manteve a sua promessa. A maioria dos estudiosos crê que esta história é apenas uma lenda, inspirada pelos contos românticos que eram populares nas cortes, na altura em que a colecção de sagas Heimskringla foi escrita. A sua longa e bela cabeleira deu origem ao seu cognome, cabelo belo.

Fonte: Wikipédia

Nenhum comentário: