terça-feira, 26 de fevereiro de 2008

Batalha de Stamford Bridge

A Batalha de Stamford Bridge, na Inglaterra, é considerada como o início da decadência dos Vikings na Grã-Bretanha. Teve lugar a 25 de Setembro de 1066, pouco depois do exército viking liderado por Haroldo Hardråde da Noruega ter invadido a Inglaterra e derrotado o exército dos nórdicos Edwin de Mércia e Morcar da Nortúmbria na Batalha de Fulford, duas milhas a sul de York.




Antecedentes

Quando Eduardo III, o Confessor morreu, em 5 de janeiro de 1066, não deixou nenhum herdeiro direto, levando o Witan, um conselho de sábios, a proclamar Harold Godwinson soberano inglês, como Haroldo II como Haroldo II. Além do poder que sua família havia conquistado durante o reinado de Canuto, acumulando condados sob seu domínio, Haroldo era a figura mais expressiva do reino.

O irmão de Haroldo, Tostig influenciou o lendário guerreiro viking, o rei Harald Hardrada da Noruega a invadir a Inglaterra.

Fulford

Os noruegueses desembarcaram Riccall, perto de York com uma força provavelmente de 10.000 homens.

Quando chegou a notícia do desembarque da força norueguesa, Haroldo marchou rapidamente com seus homens para o norte pela antiga estrada romana conhecida como Watling Street.

Os condes Edwin da Mércia e Morcar da Nortúmbria, avançaram com seus homens de York e enfrentaram Harald Hardrada em Fulford em 20 de setembro. O experiente comandante norueguês derrotou completamente os condes, privando o Rei Haroldo de valiosos aliados contra os invasores.

Os escandinavos escolheram Stamford Bridge como o local de encontro para a troca de reféns com a cidade de York.

A Batalha

Cerca de 7 mil soldados ingleses marcharam de Londres para o norte, quase 400 quilômetros em quatro dias, e surpreenderam seus oponentes a leste de York, na Ponte Stamford.

Para azar dos soldados de Harald Hardrada, fazia muito calor e eles haviam tirado as armaduras. Foi fatal. O rei norueguês foi uma das vítimas: morreu no campo de batalha com uma flecha no pescoço.

A batalha durou todo o dia até o lendário Harald Hardrada ser derrubado por uma flecha no pescoço. Tostig tentou, em vão, reunir os homens desmoralizados, mas a resistência nórdica desmoronou e a batalha tornou-se um alvoroço.

Apesar da ferocidade de Hardrada com seu machado de combate, ele e Tostig foram mortos e a maioria de seus homens, destroçados.

Os Vikings fugiram e foram perseguidos no retorno para a sua frota em Riccall. Apenas 24 navios dos 200 que desembarcam em Riccall retornam para a Noruega.

O Resultado

Apesar de Stamford Bridge tenha sido um grande triunfo para Harold e os saxões, sua força foi, infelizmente, esgotada pela luta. E agora eles enfrentam um inimigo maior ainda, o Duque Guilherme da Normandia tinham desembarcado em Sussex. Os saxões cansados retornaram para o sul mais uma vez, e marchou tão rapidamente como tinha chegado. Os esgotados soldados enfrentaram os normandos na fatídica Batalha de Hastings.

Fontes: Wikipédia / www.britainexpress.com / Aventuras na História
Tradução e Edição: Valter Pitta

Nenhum comentário: