terça-feira, 20 de abril de 2010

Cerco de Asselt

O Cerco de Asselt foi um cerco feito pelos francos ao acampamento Viking em Asselt na Frísia, no ano 882.

Carlos, o Gordo, imediatamente depois de assumir o trono do Império Franco em Regensburg no início de maio, realizou uma reunião (no final daquele mesmo mês) em Worms para determinar um curso de ação contra os Vikings que estavam acampados em Asselt. Um exército composto por francos , alamanos , bávaros , Turíngios , saxões e lombardos foi montado para expulsar os vikings no norte. Os lombardos, Alemanos e Francos aproximaram-se do Reno no oeste, enquanto os bávaros foram ao longo da margem oriental e cruzaram em Andernach. Como estratégia, enviou uma força de bávaros com Arnulfo da Caríntia e francos sob Henrique de Franconia para emboscar os nórdicos desavisados.

Segundo o relato parcial da continuação do Mainz Fuldenses Annales, o acampamento estava prestes a cair quando Liutward de Vercelli , subornado pelos Vikings, convenceu o imperador a se reunir com enviados do Godfrid e fazer a paz. Foi concedido Kennemerland, a Godfrid que haviam sido governada por Roric. O continuação Mainz retratou o exército extremamente descontente com o seu imperador. O continuação da Baviera apenas menciona que a emboscada inicial foi frustrada por traidores e o cerco subseqüente - que durou doze dias - pela propagação da doença de cadáveres apodrecidos e uma tempestade de granizo muito grave. Conta também que Godfrid, jurou a Carlos prometendo nunca mais voltar assolar o seu reino e aceitaram o cristianismo e o batismo, no qual Carlos foi o seu padrinho. A continuação Mainz tinha uma má opinião particular de Carlos, o Gordo, porque seu patrono, Liutbert , havia sido demitido do seu cargo com a ascensão de Carlos.

A campanha terminou, Carlos voltou para Koblenz. Sua reputação como um governante fraco e inepto deriva em grande parte desta campanha, apesar de os contemporâneos, em geral, não a vissem como uma falha. Só o clérigo de Mainz Liutbert, juntando-se aos anais de Fulda tinham essa impressão.

Fonte: Wikipédia
Tradução e Edição: Valter Pitta

Nenhum comentário: