sexta-feira, 26 de março de 2010

Igor de Kiev

Igor (Nórdico antigo: Ingvar) sucessor de Oleg de Novgorod foi um Príncipe varegue dos Rus de Kiev de 912 a 945.




Pouco se sabe sobre ele na Primeira Crônica. Especula-se que as crônicas não discorreram muito sobre este reinado devido ao fato da região estar sob controle da Khazaria neste período.


Igor de Kiev, primeiro da direita.
Iluminação da Crônica Radziwiłł.

Igor sitiou duas vezes Constantinopla, em 941 e 944, e, com o fato de sua esquadra ter sido destruída pelo fogo grego, firmou um tratado com o imperador (o texto pode ser encontrado na crônica). Em 913 e 944, os Rus saquearam os árabes no Mar Cáspio, durante expedições nesta localidade, mas não está claro se Igor estava a frente dessas expedições.

Revisando a cronologia da Primeira Crônica, Constantine Zuckerman afirma que Igor reinara por apenas três anos, entre o verão de 941 até a sua morte em 945. Ele explica as poucas informações sobre o reinado na crônica pela dificuldade do autor em interpretar as fontes bizantinas. Nada se relata sobre as atividades de Igor na crônica antes de 941.


Igor coletando tributos dos drevlianos,
por Klavdiy Lebedev (1852-1916).

Igor é morto ao fazer coleta de tributos dos drevlianos em 945, sendo posteriormente vingado por sua esposa Olga.


Barco funerário de Igor,
por Henryk Siemiradzki (1843–1902).

A Primeira Crônica associa sua morte à excessiva ganância que tinha, indicando que tentava coletar tributos pela segunda vez em um único mês. Como resultado, Olga modifica o sistema de coleta de tributos (poliudie) no que pode ser considerado como a primeira reforma jurídica registrado na Europa Oriental.

Fonte: Wikipédia
Tradução e Edição: Valter Pitta

Nenhum comentário: